Em uma tigela, dissolva o fermento com metade da água e o açúcar.
Despeje a farinha em uma bancada, coloque o sal e misture bem. Abre um buraquinho no meio da farinha e despeje o azeite. Coloque a mistura de água com fermento aos poucos. Envolva a mistura com a farinha, aos poucos, até que tudo seja absorvido. Repita a operação até acabar com todo o líquido. Acrescente o restante da água até obter uma massa homogênea. Coloque a água aos poucos pois a quantidade pode variar de acordo com o tipo de farinha. Sove a massa até que ela fique elástica, lisinha e não grude nas mãos.
Unte uma tigela com azeite, coloque a bola de massa, cubra com um pano de prato limpo e deixe crescer por cerca de 3 horas em um ambiente quentinho.
Enquanto a massa cresce, coloque os tomates em uma forma com bastante azeite, a cebola cortada em 4, o sal e o manjericão fresco. Leve para assar em forno pré-aquecido à 200 graus até que os tomates fiquem douradinhos e murchos. Deixe esfriar e batata tudo em um liquidificador. Reserve o molho para a montagem das pizzas.
Depois que a massa da pizza tiver triplicado de volume, abra os discos apenas com as mãos, sem usar um rolo, em uma superfície enfarinhada. Salpique fubá ou farinha de semolina em uma forma de pizza e disponha os discos.
Recheie com o molho de tomate, o queijo pecorino e o pesto. Leve para assar em forno à lenha (de preferência) ou forno pré-aquecido em temperatura máxima.