Ingredientes

  • 2 batatas doces pequenas ou 1 grande
  • 1 a 1 e ½ xícaras de farinha de trigo
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 colher de chá de canela
  • Sal e pimenta

Passo a passo

  1. Perfure as cascas de batata doce com um garfo para deixar escapar um pouco do vapor. Asse em forno de 220ºC por cerca de 40 a 55 minutos. Deixe esfriar antes de manusear.
  2. Quando as batatas estiverem cozidas e resfriadas, remova a pele. Passe as batatas por um ricer. Certifique-se de que as batatas estejam frescas o suficiente para tocar.
  3. Em uma tigela, misture as batatas em rodelas com o restante dos ingredientes (½ xícara de farinha de cada vez) até estar bem misturado e formar uma massa, cerca de 3 minutos. se a massa estiver muito pegajosa, acrescente mais farinha.
  4. Corte a bola de massa em 8 partes iguais. Em uma superfície enfarinhada, use suas mãos para enrolar uma bola de massa em uma forma longa de cilindro/cobra, com cerca de ¼ de polegada de diâmetro. Use um raspador ou faca para cortar travesseiros de 2,5 cm. Segurando um garfo em um ângulo de 45 graus, role os travesseiros de nhoque da parte de trás do garfo para criar os tradicionais nódulos de nhoque. Cobrir nhoque com um pano de prato enquanto você terminar de fazer o resto.
  5. Leve uma panela grande com água salgada para ferver. Acrescente o nhoque e cozinhe até flutuarem até o topo. Cozinhe por mais 1 minuto, coe e sirva bem ou com o molho desejado.