FOOD

Como Fazer a Pizza Perfeita

A receita secreta para a pizza perfeita!

FOOD

Como Fazer a Pizza Perfeita

A receita secreta para a pizza perfeita!

Ingredientes

  • 1 ½ xícaras de água morna (110°C), mais 1 colher de sopa
  • 2 colheres de chá de açúcar granulado
  • 2 colheres de chá de sal kosher
  • 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem, e mais 1 colher para pincelar
  • 1 ½ colheres de chá de fermento seco ativo
  • 4 xícaras de farinha de pão (aerada), além de extra para polvilhar
  • 3 colheres de sopa de farinha de semolina
  • ⅔ xícara de molho de tomate, caseiro ou comprado em loja
  • 340g de muçarela recém ralada
  • 170g de queijo fontina recém ralado
  • 200g de linguiça calabresa cortada em fatias finas
  • Queijo parmesão ralado (opcional)
  • Pimenta calabresa (opcional)

Passo a passo

  1. Na tigela de um misturador adicione a farinha. Em um copo de medição meça com precisão a água. Junte o açúcar e o sal para dissolver. Adicione o azeite e fermento. Mexa delicadamente. Vire a batedeira para baixo para gentilmente misturar e, em seguida, aumente a velocidade para baixo-médio, misturando até formar uma bola de massa por aproximadamente 3 minutos.
  2. Polvilhe uma superfície de trabalho limpa e plana com farinha. Retire a massa da tigela sobre a superfície enfarinhada e polvilhe levemente a massa com farinha. Continuamente amasse com as mãos de 8 a 10 minutos até que a massa esteja lisa, elástica e não mais pegajosa. Retire um pequeno pedaço de massa e estique até ficar fino - isso é chamado de teste da vidraça. A massa deve ser quase translúcida sem rasgar. Se a massa rasgar, continue a amassar. Faça o teste da vidraça novamente, até que não rasgue. Quando estiver pronto, corte a massa ao meio. Coloque cada uma das partes em recipientes separados maiores do que o pedaço de massa, para que haja espaço para o crescimento. Coloque na geladeira para crescer por 8 horas (para uma pizza rápida) e até 4 dias (ideal).
  3. Quando estiver pronto para fazer sua pizza, retire a massa da geladeira. Re-formar em uma bola e coloque em uma tigela levemente untada. Cobrir suavemente com uma toalha limpa e reservar por 2 horas, para subir e chegar à temperatura ambiente.
  4. Uma hora após a subida da massa, coloque as prateleiras do forno nas posições superior e superior média. Coloque uma pedra de pizza ou panela de ferro na prateleira superior e uma pedra de pizza na prateleira abaixo dela.
  5. Pré-aqueça o forno a 260ºC.
  6. Aqueça a panela de ferro fundido e a pedra da pizza por 1 hora.
  7. Polvilhe um pedaço da massa de pizza com 1 e ½ colher de sopa de farinha de sêmola.
  8. Usando as mãos, estique e pressione a massa uniformemente do meio para fora, deixando uma borda mais grossa que o meio. Para esticar ainda mais a massa, pegue-a pelas bordas e vá esticando para que a gravidade ajude a esticar ainda mais.
  9. Pincele a crosta com azeite. Espalhe ⅓ xícara de molho de tomate sobre a massa. Polvilhe com metade da mussarela e fontina. Arrume metade das fatias de pepperoni por cima.
  10. Deslize cuidadosamente a pizza sobre a pedra da pizza quente. Asse de 7 a 10 minutos até que a massa esteja dourada e cozida, e o queijo esteja derretido. Decore com queijo parmesão, folhas de manjericão e flocos de pimenta calabresa, se desejar.
  11. Repita com a massa restante.