Ingredientes

  • 2 1/4 colheres de chá de fermento seco ativo
  • 1/2 xícara de água morna a 43,3 ºC
  • 1/4 xícara de açúcar refinado
  • 1/4 xícara de leite evaporado aquecido a 43,3 ºC
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/4 xícara de manteiga derretida
  • 1 ovo grande
  • 1 gema de ovo
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1/2 xícaras de farinha comum, e mais conforme necessário
  • 4 xícaras de óleo vegetal para fritura
  • 1 xícara de coalhada de limão
  • Folhas de hortelã para decorar
  • Cobertura de merengue
  • 4 claras de ovos (em temperatura ambiente)
  • 1 xícara de açúcar refinado amorfo
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha

Passo a passo

  1. Na tigela de uma batedeira elétrica, misture o fermento, a água morna e meia colher de chá de açúcar. Cubra com filme plástico e uma toalha. Deixe descansar por 5 a 10 minutos em um local quente até ficar espumoso.
  2. Adicione o leite, o restante do açúcar refinado (3 colheres de sopa + 2 1/2 colheres de chá), sal, 1/4 xícara de óleo vegetal, ovo, gema de ovo e baunilha.
  3. Adicione metade da farinha, configure a batedeira com o acessório batedor e misture até ficar homogêneo. Troque o acessório batedor por gancho, adicione lentamente o restante da farinha e misture em velocidade baixa até obter uma massa homogênea e elástica, cerca de 4 a 5 minutos, adicionando mais farinha conforme necessário (eu adicionei apenas cerca de 2 colheres de sopa a mais. Você não precisará de muito mais do que isso, pois quer que a massa fique levemente grudenta e aderente, mas ela não deve grudar nas pontas dos dedos limpos). Transfira a massa para uma tigela levemente untada, cubra com filme plástico e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, cerca de uma hora e meia.
  4. Em uma superfície polvilhada com farinha, amasse a massa para deixa-la plana e abra com um rolo em uma camada homogênea com grossura um pouco menor do que 1,3 cm. Corte em formas de rosquinhas usando um cortador de 7,5 cm. Cubra com uma toalha limpa e deixe crescer em um local quente até dobrar de tamanho, cerca de 30 a 40 minutos.
  5. Pré-aqueça o óleo em uma panela grande em fogo médio-alto. Coloque uma quantia pequena de massa no óleo e se ela borbulhar e crepitar nas laterais, o óleo está quente o suficiente. Com cuidado e gentilmente, coloque as rosquinhas no óleo. Não adicione mais do que três rosquinhas por vez. Cozinhe-as em um lado até estarem levemente douradas e vire-as. Assim que estiverem douradas em ambos os lados, remova-as com cuidado e transfira para um prato coberto com papel toalha para deixar o óleo escorrer.
  6. Cobertura de merengue
  7. Coloque cerca de 2,5 cm de água em uma panela média e leve à fervura.
  8. Adicione as claras, o açúcar e o creme de tártaro em uma tigela grande e limpa de metal. Misture usando um misturador ou batedor manual para ajudar a misturar todos os ingredientes.
  9. Coloque a tigela com a mistura de ovo sobre a panela de água fervente, garantindo que o fundo da tigela não toque no fundo da panela. Misture em velocidade alta por 5 minutos ou até o açúcar na mistura se dissolver completamente. Você pode verificar isso mergulhando dois dedos (limpos) na mistura. Se não sentir nenhum grão de açúcar, está pronto para retirar da panela. Misture em velocidade alta assim que retirar do fogo (por cerca de 5 a 6 minutos), até que a mistura esfrie e fique grossa e brilhante. A textura que você procura é de picos firmes, para que a cobertura mantenha bem sua forma.
  10. Para finalizar as rosquinhas, faça três furos em cima e preencha com a coalhada de limão, adicionando-a em um saco de confeiteiro ou saquinho zip lock.
  11. Coloque um bico de estrela aberta na saída do saco de confeiteiro e faça a cobertura conforme demonstrado no vídeo. Finalize tostando o merengue no maçarico e enfeite com folhas de hortelã.
  12. Para finalizar, basta fazer furos na parte de cima da rosquinha e inserir o saco com recheio de coalhada de limão na rosquinha. Preencha com recheio. Assim que as rosquinhas estiverem recheadas, role-as cuidadosamente em açúcar com canela.
  13. Encaixe um bico de estrela aberta na saída de um saco de confeiteiro e faça a cobertura como um redemoinho na parte de cima. Toste usando um maçarico.