Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar granulado
  • 2 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de chá de sal
  • ⅔ xícara de água
  • 250g de xarope de milho
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • Corante alimentar verde gel
  • Corante alimentar gel vermelho
  • 2 colheres de sopa de manteiga, além de mais para untar as mãos e o papel
  • 1 colher de sopa de sementes de gergelim preto

Passo a passo

  1. Coloque o açúcar, a maisena, o sal, a água e o xarope de milho em uma panela grande. Aqueça em fogo baixo e mexa até que os grânulos de açúcar se dissolvam. Aumente o fogo para médio e deixe ferver e aqueça até atingir 180ºC.
  2. Deixe repousar por 5 minutos, depois mexa com o extrato de baunilha. Despeje metade da mistura em outra panela.
  3. Adicione algumas gotas de corante verde em um e algumas vermelhas em outro.
  4. Mexa bem. (A cor desaparece quando você a estica, então procure deixar um pouco mais vibrante do que o resultado final pretendido).
  5. Com a manteiga, generosamente unte as mãos, misture as sementes de gergelim na porção vermelha e despeje em um prato. Separe a mistura verde em outro.
  6. Enquanto o caramelo estiver esfriando tenha um pote de manteiga pronto para continuar a untar as mãos enquanto estica o caramelo.
  7. Após 15 a 20 minutos, as misturas de caramelo estarão frias o suficiente para manusear e sólidas o suficiente para manter sua forma. Mantenha as mãos sempre bem untadas com manteiga, ou o doce grudará nos dedos.
  8. Trabalhando com o caramelo vermelho primeiro, pegue-o e estique-o e depois dobre-o novamente. Continue fazendo isso por cerca de 5 minutos, até que fique mais claro e firme o suficiente para manter sua forma.
  9. Derrame essa mistura vermelha ao meio e modele cada uma em um formato cilíndrico com cerca de 40 cm de comprimento.
  10. Coloque-os no papel manteiga e pressione cada um dos lados para criar uma forma semi-circular.
  11. Agora repita o processo de alongamento com o caramelo verde, coloque-o entre duas folhas de papel manteiga e estenda-o em um retângulo de 15 cm de comprimento e 15 cm de diâmetro.
  12. Use um cortador de pizza com manteiga para cortar este pedaço em duas tiras iguais, depois coloque cada uma sobre as tiras cor de rosa e alise-as com os dedos.
  13. Apare qualquer excesso de balinha verde com o rolo de pizza novamente.
  14. Use uma pequena faca serrilhada para cortar o caramelo em fatias de melancia. Enrole cada um em um quadrado de papel manteiga e torça as pontas.
  15. Deixe o caramelo esfriar completamente antes de comer.