Ingredientes

  • Bolo: 645 gramas de farinha de trigo
  • 400 gramas de açúcar
  • 4 ½ colheres de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 190 gramas de manteiga sem sal em temperatura ambientes
  • 3 ovos grandes
  • 560ml de leite integral
  • 190ml de óleo vegetal
  • 2 colheres de sopa de iogurte grego
  • 2 colheres de sopa de essência de baunilha
  • 1 colher de chá de essência de amora
  • 4 gotas de corante alimentício roxo
  • Decorações: 100 gramas de pasta americana preto
  • 50 gramas de pasta americana cor de pele
  • 50 gramas de pasta americana verde-azulado
  • 100 gramas de pasta americana rosa
  • Glacê para confeitar: 1 quilo de creme de manteiga
  • 4 colheres de sopa de carvão ativado comestível
  • Glacê para o pelo: 1 quilo de creme de manteiga
  • 4 gotas de corante alimentício azul
  • 4 gotas de corante alimentício verde

Passo a passo

  1. Glacê para confeitar: Começar adicionando o carvão no glacê e mexer bem até ficar bem homogêneo.
  2. Decorações: Vamos fazer o olho, a boca e os chifres do nosso pequeno monstrinho. Para fazer o olho, abra a pasta americana preta, branca e verde-azulado até atingir uma espessura de 2mm. Utilizar uma forma de biscoito de 8cm para cortar um círculo cor de pele. Utilizar uma forma de biscoito de 7cm para cortar um círculo verde-azulado, uma forma de biscoito de 6cm para um disco preto e por fim uma forma de 1cm para cortar um disco branco. Utilizar um pouco de água para grudar o disco verde-azulado em cima do cor de pele; em cima dele, grudar o disco preto e por fim, grudar o disco branco para parecer um olho. Deixar secando. Para fazer os chifres, abra duas bolas da pasta americana rosa, utilizando a mão para moldar a ponta dos chifres. Para fazer a boca, abra uma longa cobrinha de pasta americana preta, medindo aproximadamente 15cm de comprimento. Para fazer os dentinhos abrir duas bolas de pasta americana branca e fazer os dois dentes. Posicionar os dentes em cima da boca e pressionar a extremidade arredondada para grudar as massas. Por fim, deixe as massas secando de um dia para o outro.
  3. Bolo: Pré-aquecer um forno a 160C. Untar 2 formas de 18cm e outra no formato semiesférico de 18cm, forrando o fundo delas com papel manteiga. Colocar uma forma de biscoito embaixo da forma semiesférica para manter ela equilibrada. Reserve-a.
  4. Adicionar a farinha de trigo, açúcar, fermento em pó e sal em uma tigela grande e misturar bem com o auxílio de uma batedeira de mão até ficar bem misturado.
  5. Em seguida, adicionar a manteiga em temperatura ambiente e bater em baixa velocidade até atingir a textura de uma areia.
  6. Adicionar os ovos, o leite, a essência de amora, o corante alimentício roxo, o óleo, o iogurte grego e a essência de baunilha. Misturar em velocidade baixa até que os ingredientes secos não fiquem mais visíveis. Raspar as laterais do bowl e bater por mais 20 segundos. Nesse ponto, você pode adicionar qualquer outra essência ou corante para a sua massa.
  7. Preencher a forma esférica com a massa até encher ¾ da forma. Dividir o restante da massa para as duas formas de 18cm. Acho útil utilizar uma concha de sorvete, pois ajuda a distribuir a massa de forma uniforme, assando o bolo perfeitamente.
  8. Assar o bolo por 50-60 minutos ou até que o palito de dente espetado saia limpinho. Se o palito sair com a massa crua, assar por mais uns 10 minutos. Deixar os bolos esfriando em temperatura ambiente dentro da forma e esfria-los de uma noite para a outra na geladeira. Esfriar os bolos torna mais fácil cortar e confeitar eles. Por isso, assar o bolo um dia antes de decorar.
  9. Para aparar o bolo, utilizar um nivelador de bolo ou uma faca de serra para cortar o topo do bolo com delicadeza. Para aparar o bolo semi-esférico utilizar uma faca serrada para nivelar o topo do bolo.
  10. Para confeitar o seu bolo, adicionar um pouco do glacê no prato ou na forma que será servido. Espalhar com uma pequena espátula antes da primeira camada do bolo ser colocada. Gentilmente, pressione o bolo contra o prato para garantir que está grudado.
  11. Adicionar o glacê em um saco de confeiteiro e confeitar um anel no topo do bolo. Preencher o centro com mais glacê. Com o auxílio de uma espátula, alisar o glacê antes de adicionar a próxima camada do bolo. Repetir o processo com as outras camadas.
  12. Adicionar mais glacê nas laterais e no topo do bolo, utilizando uma espátula para alisar o topo e as laterais do bolo, tomando cuidado para não deixar nenhum buraco entre as camadas do bolo.
  13. Utilizar um raspador de bolo para alisar melhor ainda as beiradas e o topo do bolo, deixando o mais liso possível. Esse é um passo importante para que os farelos do bolo fiquem presos nessa camada de glacê. Dessa forma, os farelos não aparecerão na camada final do bolo. Levar a geladeira por 2 horas ou de um dia para o outro.
  14. Para preparar o glacê peludinho, adicionar corante alimentício azul em uma parte do glacê e, o corante alimentício verde na outra. Misturar bem até que fiquem bem homogêneos.
  15. Preencher dois sacos de confeiteiro acoplados com o bico #133 com os glacês verde e azul, separadamente. Começar confeitando pela parte de baixa e continuar até o topo, alternando a cor sempre.
  16. Quando acabar de confeitar, adicionar os enfeites de pasta americana.